Arquidiocese de Brasília

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

QN 406 conj. A Lote 01 - Samambaia - DF

Telefone: 3358-2431

DÍZIMO, UMA QUESTÃO DE FÉ! 1 – O QUE É DÍZIMO? O dízimo é devolução, contribuição, ato de amor e gesto de partilha. Nós não pagamos o dízimo, nós devolvemos o dízimo, já que tudo o que somos e temos pertence a Deus. O dízimo é um dos modos pelo qual nós, católicos, manifestamos a nossa gratidão a Deus. O Dízimo é sinal de maturidade cristã, compromisso de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os pobres. 2 – EM QUE CONSISTE O DÍZIMO? O dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo católico deve assumir como compromisso pessoal em relação à manutenção da vida da Igreja local onde vive sua fé. O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade. É ato de fé, de esperança e de caridade 3 – O QUE O DÍZIMO NÃO É? O dízimo não é pagamento, taxa ou imposto que se dá à igreja para ele pertencer ou dela fazer parte. 4 – O DÍZIMO É BÍBLICO? Sim, o dízimo está prescrito na Bíblia. Confira alguns textos: 14,18-20; 28,20-22; Num 18,25-32; Dt 12, 6.11.17 e 14,22-29; Lv 27,30-33; Ml 3, 8-10; Tb 1,6-8 e Mt, 23,23) 5 – QUANTO SE DEVE DAR DE DÍZIMO? Deve-se dar de dízimo o que mandar o coração e exigir a consciência. A palavra dízimo = décima parte de alguma coisa (10%). O justo é que cada um dê de acordo com as suas possibilidades,sem sacrificar a família e, sem oferecer apenas o que é sobra! A consciência do compromisso da partilha é que pode fazer chegar, aos poucos, aos dez por cento. 6 – COMO DEVE PROCEDER QUEM QUER SER DIZIMISTA? • basta procurar a secretaria da paróquia no horário de expediente, • ou nos horários de missas, a equipe do dízimo fica de plantão para atender você. 7 – QUE DESTINAÇÃO É DADA AO DÍZIMO? • Pagamos os funcionários; • Compramos os produtos de limpeza para a igreja; • Pagamos as contas das igrejas e capelas (água, luz, telefone, internet); • Compramos os itens para as celebrações (hóstias, vinho, alfaias, objetos litúrgicos); • Fazemos reparos e obras nos nas igrejas e capelas. • etc ... 8- COMO OS MAIS CARENTES SÃO AJUDADOS ATRAVÉS DO DÍZIMO? Os mais carentes são ajudados com os alimentos que foram doados na missa do dízimo e do quilo. 9- AS OFERTAS CONTINUAM MESMO DEPOIS DA IMPLANTAÇÃO DO DÍZIMO? Sim, continuam. Alem do compromisso mensal com o dízimo, os católicos têm o direito de fazer ofertas, sejam na missa ou por ocasião da recepção de sacramentos. O Apóstolo Paulo assim escreve: Dê cada um conforme o impulso de seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria (2 Cor 9,7).